Balões, festa e oficinas. O São João vai chegar ao Mercado Municipal de Braga

Já se sente o espírito de São João em Braga – e não é só por causa das ruas adornadas de todas as cores e feitios. A festa popular mais esperada do ano ressurge na capital minhota depois de dois anos sem celebrações e a Mesa na Praça, a nova ala de alimentação do Mercado Municipal de Braga, tem uma programação especial.

Já se sente o espírito de São João em Braga – e não é só por causa das ruas adornadas de todas as cores e feitios. A festa popular mais esperada do ano ressurge na capital minhota depois de dois anos sem celebrações e a Mesa na Praça, a nova ala de alimentação do Mercado Municipal de Braga, tem uma programação especial dedicada à data durante o mês de junho, com direito a exposição de balões de sanjoaninos, oficinas para quem quer aprender esta arte e um concerto com cantares ao desafio.

“A festa de São João é feita pelo espírito festivo bracarense, marcado pelo prazer de sair à rua e de vivenciar estas celebrações, depois de dois anos impedidos de nos juntarmos. Com estas iniciativas diferentes e gratuitas, o “São João à Mesa” é a oportunidade perfeita para famílias e amigos se reunirem num sítio privilegiado como a Mesa na Praça, o resultado de uma junção perfeita entre a inovação e a tradição”, afirma a administração da Mesa na Praça.

O regresso das celebrações populares mais esperadas conta com duas oficinas, no dia 18, conduzidas Luciano Britto, o mestre baloeiro que traz a sabedoria brasileira para complementar a tradição minhota. Até 3 de julho, o piso 1 da Mesa na Praça está decorado com balões de São João para celebrar o Santo Padroeiro, resultado do trabalho do artesão.

Para o dia 24 de junho, a Mesa na Praça celebra a folia de São João com chave d’ouro. Das 19h00 às 21h00, a ala de alimentação do Mercado recebe o grupo minhoto Siga a Farra para uma viagem de cantares ao desafio e música ligeira portuguesa.

Publicação
10 Junho 2022
Categorias
Cultura Família Notícias

Tudo o que precisa num único espaço